domingo, 2 de setembro de 2007

A vida na zona intertidal em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

"Algumas partes das rochas são mais altas do que outras. Isto quer dizer que a água do mar não chega a todos os sítios. Outras partes ficam quase sempre debaixo de água, menos na altura das marés baixas das águas vivas, e nessa altura ficam expostas, embora por pouco tempo. Isto cria na praia rochosa seis zonas que são afectadas pela água de maneiras diferentes. Nós chamamos ao conjunto destas zonas o grande espaço do litoral".
Mike Weber e Ana Ferreira em "Descobrir as poças de maré" (Fundação do Litoral da Aguda





Anémona (Anemonia sulcata - forma verde)


Perceves, mexilhões, lapas, algas, Balanus sp., ....


Anémonas (anémona uniforme - Actinia equina; anémona "pintalgada" - Actinia fragacea)

3 comentários:

João Pedro Silva disse...

Só uma pequena correcção: na última fotografia, não se tratam de duas formas de Actinia equina mas sim de duas espécies distintas. A anémona uniforme é realmente Actinia equina e a "pintalgada" é Actinia fragacea.
A quantidade e variedade de animais que se podem encontrar no intertidal é de facto incrível. Há mesmo algumas espécies de nudibrânquio que são mais fáceis de observar nesta área. A espécie Spurilla neapolitana, por exemplo, está em parte dependente da luz pois possui zooxantelas nos seus tecidos (provavelmente obtidas das suas presas) que fazem fotossíntese.

J Gomes disse...

Ok.
Agradeço a participação e correcção!

Anónimo disse...

Ontem na praia vi um elemento desta especie na costa, esta na areia colada a uma concha, achei aquilo realmente estranho e descobri agora que se tratava de uma uma anemona "pintalgada", obrigada pelo esclarecimento