domingo, 19 de julho de 2009

Cavalo garrano: candidato a património nacional

O garrano é, juntamente com o cavalo Lusitano e do Sorraia, uma das três raças cavalares autóctones portuguesas. Animal de pequeno porte (cerca de 1,30 m ao garrote), parece ter sido desde o início do quaternário uma forma equina peninsular.
Com o seu solar étnico localizado no norte do país, em particular nas regiões montanhosas do Minho e limítrofes de Trás-os-Montes e Galiza, o garrano distribui-se actualmente por toda a região a norte do rio Douro, encontrando-se essencialmente nas zonas mais acidentadas. Fruto da sua particular aptidão como animal tipicamente de montanha, da elevada rusticidade e de uma perfeita adaptação ao meio ambiente, o garrano foi durante muito tempo utilizado para fins agrícolas e/ou de transporte.
Hoje em dia o Garrano é uma raça protegida devido ao risco de extinção, encontrando-se por isso muito poucos no meio selvagem.
Segundo o presidente do IPVC, Nuno Vieira e Brito, em declarações à "Voz do Campo", "a Candidatura a Património Nacional irá contribuir para a manutenção de um recurso biológico insubstituível integrando, num conceito holístico, perspectivas produtivas, genéticas, ambientais, sociais e culturais, evitando a tendência regressiva de uma raça autóctone e reforçando o orgulho e a identidade de um povo”.

1 comentário:

ejs disse...

Então os vieirenses deviam fazer do meu conto/crónica O GARRANO DA SAMARRA - candidato ao III Concurso Literário de Vieira do Minho-2008 e excluído pelo Júri - o livro do Município, já que exalta as qualidades morais de um Grande Garrano da Cabreira!

Está a ser republicado na Net em http://terradesantamaria.blogs.sapo.pt