segunda-feira, 9 de abril de 2007

Cordão Verde

Projecto Cordão Verde foi a designação utilizada pelo WWF para a sua estratégia de conservação de Ecossistemas Prioritários no Mediterrâneo, de acordo com os princípios do Planeamento Eco-regional. Países como a Itália, Croácia, Marrocos, Tunísia, Turquia e Portugal fazem parte das regiões ecológicas do mediterrâneo identificadas pelo WWF-Programa Mediterrâneo como áreas de identificação prioritária.
De referir que o “Cordão Verde”
foi o primeiro projecto de referência na área da conservação de ecossistemas prioritários lançado pelo WWF em Portugal.
O WWF- MedPO identificou o Sul de Portugal como uma região de elevado valor para a conservação da natureza, tendo lançado a iniciativa “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal” em 2001. O Cordão Verde português inclui o Vale do Guadiana, Serras do Caldeirão, Monchique e litoral Alentejano (que estabelecem uma continuidade ecológica entre a costa atlântica e o vale do rio Guadiana) e estende-se ao longo de aproximadamente 4750 km2. Nestes locais situa-se a mais extensa e significativa mancha florestal de vegetação mediterrânica de baixa montanha do país. No território Cordão Verde foram lançados os principais projectos de demonstração do WWF em Portugal.
O território Cordão Verde é assumido como uma unidade de paisagem, onde se pretende inverter as tendências de degradação ambiental e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações.


Fonte: Naturlink

O projecto Cordão Verde pretende criar as condições necessárias para restabelecer a continuidade ecológica, harmonizando os processos ecológicos e sócio-económicos a longo prazo. Numa primeira, fase foram identificados e caracterizados os núcleos de maior biodiversidade e valor ecológico, bem como os corredores que permitem a sua interligação. Foram também abordadas as formas de assegurar a sua conservação, tendo em conta a realidade sócio-económica destes locais. Numa segunda fase, estabeleceram-se parcerias com a sociedade civil e instituições públicas no sentido de estabelecer um quadro de acção alicerçado no êxito de um conjunto de acções de gestão que pudessem inverter a tendência que ameaça a preservação dos recursos naturais, valorizando-se os benefícios que estes podem ter na economia local.
Está a decorrer na Herdade da Ribeira Abaixo, situada na Serra de Grândola, um projecto pioneiro de restauro ecológico do sobreiral - Campo de Demonstração de Técnicas de Gestão de Sobreiral - Southern Portugal Cork Oak Forests Landscape Restoration - que envolve o WWF-MedPO, o Centro de Biologia Ambiental (CBA) e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano.
Na Herdade da Ribeira Abaixo o projecto encontra-se a decorrer sobre parcelas florestais, onde são demonstradas técnicas de Recuperação de Sobreirais degradados utilizando técnicas de desenvolvidas no âmbito do conceito de Restauro Ecológico de Ecossistemas.
Por Restauro Ecológico de Ecossistemas (REE) entende-se uma acção de recuperação de um ecossistema no que diz respeito à sua vitalidade, integridade e sustentabilidade. O Restauro Ecológico é assim um processo de recuperação de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído.
O Cordão Verde promove a aplicação do Restauro Ecológico de Ecossistemas à Escala da Paisagem, onde a conservação da natureza é entendida à escala de uma eco-região (ex. território Cordão Verde do Sul de Portugal). Esta é uma forma de pensar o ordenamento e a gestão do território à escala da paisagem, onde se devem considerar ao mesmo nível a preservação da integridade e conectividade ecológicas e necessidades sócio-económicas.
O WWF e a UICN definem Restauro de Paisagem Florestal como um processo de planeamento que pretende recuperar a integridade ecológica e incrementar o bem-estar humano em paisagens florestais degradadas. Os princípios defendidos pelo WWF e IUCN, sobre a conservação das florestas são:

  • Princípio de Integridade Ecológica: Contribuir para a manutenção da diversidade e qualidade dos ecossistemas, o reforço da sua resiliência e de garantir as necessidades das gerações vindouras.
  • Princípio da Abordagem Eco-regional: Envolver os actores chave na tomada de decisão sobre o planeamento do território, a uma escala que influencie o fornecimento de bens e serviços da floresta, enquadrado no âmbito de uma estratégia Eco-regional de Conservação.
  • Princípio do Bem-estar Humano: Assegurar que todas as pessoas possam participar na tomada de decisão, sobre aspectos que afectem a satisfação das suas necessidades, a conservação dos seus recursos e de realização do seu potencial humano.

O projecto “Campo de Demonstração de Técnicas de Gestão de Sobreiral” na Herdade da Ribeira Abaixo, em Grândola visa a aplicação destes princípios numa escala de demonstração em parcelas de 20 Ha.

Bibliografia:
http://www.in-loco.pt/inloco/cordaoverde.htm
http://www.naturlink.pt/
http://www.agroportal.pt
http://www.panda.org/about_wwf/where_we_work/europe/what_we_do/mediterranean/index.cfm

Sem comentários: