sexta-feira, 6 de abril de 2007

Um quarto das espécies estão ameaçadas de extinção...

Peritos de mais de uma centena de países integrados no Painel Intergovernamental da Mudança Climática (Giec) aprovaram hoje um relatório sobre a vulnerabilidade e o impacto que este processo terá no ambiente e na sociedade.
É a segunda reunião do painel intergovernamental, após o encontro em Paris de Fevereiro passado.

O IPCC é um organismo criado em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) com a missão de reunir e analisar informação sobre o contributo da acção humana no agravamento das alterações climáticas.
O documento analisa as consequências para o ambiente, a agricultura, as florestas, a pesca, a saúde das pessoas e dos animais e avalia a capacidade do Homem de se prevenir contra desastres naturais.

Segundo uma notícia do jornal Público, de 2/4/07, o relatório prevê impactes desiguais do sobre-aquecimento: as nações tropicais de África ao Pacífico, maioritariamente pobres, deverão suportar o peso das mudanças, com a subida do nível médio do mar, por exemplo. O esboço do relatório prevê vagas de calor, secas e inundações que podem causar a fome a milhões de pessoas, especialmente na Ásia e África, e falta de água que podem atingir 3,2 mil milhões de pessoas.
O relatório refere ainda que um quarto das espécies de fauna e flora do mundo estarão ameaçadas de extinção durante este século caso a temperatura média do planeta aumente dois ou três graus em relação a 1990, advertem especialistas.
O relatório do IPCC, que reúne 2500 cientistas, publicado em Fevereiro prevê um aumento do nível do mar de 18 a 59 centímetros até 2100.
Até a Rússia, que poderia viver melhor com mais dois graus, pode dar-se mal com as alterações do clima. O aumento das temperaturas pode reduzir a espessura do permafrost (solo permanentemente gelado), sobre o qual estão construídas muitas estradas e cidades – do Canadá à Sibéria – e trazer epidemias do Sul para o Norte. No ano passado, o relatório Stern concluiu que não pode haver vencedores.
“É algo muito perigoso dizer que as alterações climáticas vão trazer benefícios”, comentou Anders Portin, vice-presidente da Federação da Indústria Florestal finlandesa. Os produtores de pasta de papel receiam o aumento das pragas de insectos, normalmente mortos pelas temperaturas baixas do Inverno.
O 4º Relatório do IPCC é elaborado por três grupos de especialistas.


Bibliografia:
www.publico.pt
http://www.ipcc.ch

Sem comentários: