quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Que efeitos terão as macrotendências no Ambiente?

Considerando a existência de uma “macrotendência ambiental” verifica-se que a componente ambiente é transversal às macrotendências identificadas por Naisbitt. De certa forma o ambiente é uma importante fonte para a mudança do tecido social. Por exemplo: o crescimento económico tem sido construído à custa de certos recursos, com o destaque para os combustíveis fósseis; do ponto de vista científico assiste-se hoje a uma verdadeira era da biotecnologia; do ponto do vista social.

Neste sentido tentei identificar e reflectir um pouco sobre algumas destas relações:

- O crescimento económico tem gerado ao longo da história enormes prejuízos no ambiente;

O crescimento industrial como causa da poluição das águas e do ar.

A não contabilização dos custos da poluição nos cálculos dos custos de produção.

As consequências sobre o Ambiente de algumas formas de intervenção humana, como por exemplo: o contínuo desbravar de terras para a agricultura; a afectação de terras tradicionalmente agrícolas para usos urbanos/industriais; o esgotamento dos solos por culturas intensivas; a interferência da construção de barragens e das técnicas de impermeabilização dos solos no ciclo da água; a expansão urbanística tem gerado problemas graves ao nível do ordenamento do território assim como consequências ecológicas: efluentes, lixos, concentração de gases; etc.

- O esgotamento dos recursos conduz limite ao crescimento económico, de acordo com o modelo dominante (desde o início do século XX). São vários os processos que conduzem a este esgotamento: a procura de alimentos para uma população em constante crescimento e a consequente dizimação das espécies e esgotamento dos solos; a necessidade da gestão do crescimento demográfico tendo em atenção o nível dos recursos existentes; as consequências da degradação ambiental na viabilidade do desenvolvimento: esgotamento dos produtos primários e deterioração da capacidade de desenvolvimento dos países de origem desses produtos; os padrões de consumo dos países desenvolvidos com grandes exigências em gastos de matérias-primas não renováveis conduzem ao esgotamento desses recursos; por sua vez, emerge a procura de novos materiais para substituir os já esgotados com o consequente aumento da poluição.

Fonte: http://www.informaction.org/images/graph_popgrowth1.gif

- Hoje, é relativamente consensual a necessidade de se proceder a uma redefinição dos modelos de desenvolvimento: o desenvolvimento sustentável.

Tornou-se urgente a necessidade de repensar os modelos de desenvolvimento e progresso económico para todo o planeta e não só para certas áreas. A inter-relação entre ambiente-economia-sociedade é encarada como o factor chave para a sustentabilidade

Por sua vez, é de extrema importância encontrar formas de gestão dos «bens comuns» (Oceanos, Antártida, etc) que, sem porem em causa as soberanias nacionais, garantam a sua conservação.

As questões ecológicas devem assim constituir uma base de entendimento e de partilha entre países em vez de gerar tensão política pela disputa de certos recursos. Veja-se o exemplo do acordo para a redução ao buraco do ozono. Num curto período de tempo os esforços de vários países conduziram a um processo de inversão do problema, que se pensar vir a estar resolvido dentro de poucos anos.

Sem comentários: