sábado, 10 de fevereiro de 2007

Conhecer para conservar

Embora a área do do nosso país seja relativamente reduzida é grande a sua geodiversidade e seu registo geológico bastante completo. Pendo do Lexim, Lápias da Granja dos Serrões e Duna fóssil de Oitavos são apenas três exemplos dos nossos geomonumentos.
Vamos conhecê-los um pouco melhor...

Penedo do Lexim

O Penedo do Lexim representa uma antiga pedreira de basalto, que se encontra perto da povoação do Lexim, a cerca de 7 km a Sul de Mafra.
Corresponde a uma antiga chaminé vulcânica de rocha basáltica pertencente ao Complexo Vulcânico de Lisboa. A idade, determinada por métodos isotópicos, é de 55±18 Ma. Pensa-se que a conduta vertical teria cerca de 2 000 m de altura e 30 m de diâmetro.

Posteriormente, a acção dos agentes erosivos desmantelou o aparelho vulcânico, ficando apenas preservada a chaminé, mais resistente, que se observa neste local. Os estudos feitos neste antigo aparelho vulcânico indicam que a rocha que hoje observamos teria arrefecido a uma profundidade de 2000 m e que a chaminé vulcânica atingia 30 metros de diâmetro.
Um aspecto que se salienta quando se observa este afloramento é a presença de prismas de secção aproximadamente hexagonal, aspecto este que é conhecido como disjunção prismática ou colunar.

Campo de Lápias da Granja dos Serrões

Os lápias são formações geológicas que atingiram uma forma bastante característica, como resultado da erosão química do calcário pelas águas pluviais aciduladas pelo dióxido de carbono atmosférico, ou seja, pelas águas gasocarbónicas. O Campo de Lápias da Granja dos Serrões iniciou todo este processo há mais de 70 milhões de anos.

A acção das águas como agente físico-químico modelador dos calcários origina uma diversidade de formas de relevo características a que no seu conjunto chamamos relevo ou modelado cársico. De entre essas formas destacam-se, a nível superficial, os campos de lapias e as dolinas. A nível subterrâneo destacam-se os algares: aberturas naturais verticais, por vezes com dezenas de metros e que por vezes se desenvolvem em profundidade por sistemas de galerias, salas e poços que, no seu conjunto, formam aquilo a que chamamos grutas.


Duna fóssil de Oitavos

(Fonte da imagem: georoteiros.pt)

A duna consolidada, duna fóssil ou paleoduna corresponde a um estádio do processo de evolução da areia solta para a rocha arenito, processo que dura milhares de anos. Ao longo do tempo, a acção de um cimento calcário (proveniente da dissolução dos fragmentos de conchas que compõem a areia) ou argiloso provoca a aglutinação progressiva dos grãos de areia, originando a duna consolidada. A duna de Oitavos faz parte de um sistema de que se prolonga para norte.

Sem comentários: