Nos últimos anos, o desaparecimento de espécies e de áreas naturais, como consequência da actividade humana, tem ocorrido a uma velocidade sem precedentes. Mas que consequências terá esta perda?
Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas adquirem dos ecossistemas. Incluem serviços de produção, de regulação, de suporte, e culturais.
Os serviços de ecossistemas incluem produtos como alimento, combustível, e fibra; serviços de regulação como regulação do clima e controle de doenças; e benefícios não materiais como benefícios espirituais ou estéticos.Para além disso, o oxigénio que respiramos é produzido pelas plantas, as mesmas que constituem o alimento base de todas as cadeias alimentares; o ciclo da água depende da biodiversidade; a decomposição e reciclagem da matéria orgânica e a consequente manutenção da fertilidade do solo são feitas por seres vivos; cerca de 1/3 do alimento dos seres vivos depende da polinização pelas abelhas (asseguram a reprodução das plantas); a produtividade natural dos ecossistemas ajuda a manter espécies exploradas comercialmente, etc…
Quanto aos valores é também inegável o papel da biodiversidade, em diversas áreas:
Benefícios económicos - i) rendimento directo por venda de produtos; (ii) fornecimento de matérias-primas a outras actividades; (iii) valor indirecto de fornecimento de serviços, e.g. protecção costeira por dunas e mangais.
Benefícios sociais - emprego, segurança, saúde, qualidade de vida, segurança social, amenidades derivadas da presença de vida animal, etc.
Benefícios ecológicos - (i) valores futuros, potencial não reconhecido da biodiversidade para uso futuro; e (ii) valores territoriais, dependência da biodiversidade em relação a determinadas áreas. e.g. aves dependem de áreas de alimentação nas suas rotas migratórias.
Enfim, a biodiversidade não só nos fornece serviços directos bem como nos garante um sistema de suporte de vida. A melhor forma de a preservar é não esquecer que "Não herdámos a Terra dos nossos pais, apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos ...".
Sem comentários:
Enviar um comentário