domingo, 18 de março de 2007

Serviços e Valores…

Nos últimos anos, o desaparecimento de espécies e de áreas naturais, como consequência da actividade humana, tem ocorrido a uma velocidade sem precedentes. Mas que consequências terá esta perda?

A resposta a esta questão pode ser resumida em duas palavras: serviços e valores.

Os serviços dos ecossistemas são os benefícios que as pessoas adquirem dos ecossistemas. Incluem serviços de produção, de regulação, de suporte, e culturais.


Os serviços de ecossistemas incluem produtos como alimento, combustível, e fibra; serviços de regulação como regulação do clima e controle de doenças; e benefícios não materiais como benefícios espirituais ou estéticos.Para além disso, o oxigénio que respiramos é produzido pelas plantas, as mesmas que constituem o alimento base de todas as cadeias alimentares; o ciclo da água depende da biodiversidade; a decomposição e reciclagem da matéria orgânica e a consequente manutenção da fertilidade do solo são feitas por seres vivos; cerca de 1/3 do alimento dos seres vivos depende da polinização pelas abelhas (asseguram a reprodução das plantas); a produtividade natural dos ecossistemas ajuda a manter espécies exploradas comercialmente, etc…


Quanto aos valores é também inegável o papel da biodiversidade, em diversas áreas:

Benefícios económicos - i) rendimento directo por venda de produtos; (ii) fornecimento de matérias-primas a outras actividades; (iii) valor indirecto de fornecimento de serviços, e.g. protecção costeira por dunas e mangais.

Benefícios sociais - emprego, segurança, saúde, qualidade de vida, segurança social, amenidades derivadas da presença de vida animal, etc.

Benefícios ecológicos - (i) valores futuros, potencial não reconhecido da biodiversidade para uso futuro; e (ii) valores territoriais, dependência da biodiversidade em relação a determinadas áreas. e.g. aves dependem de áreas de alimentação nas suas rotas migratórias.



Por sua vez, transversal aos serviços e aos valores estão as motivações éticas e culturais. Estas relacionam-se sobretudo com a nossa consciência comum e com a nossa identidade biológica enquanto parte integrante da natureza. Teremos o direito de eliminar outros seres vivos com uma história evolutiva de milhões de anos, e de deixar aos nossos descendentes um planeta irremediavelmente empobrecido?

Enfim, a biodiversidade não só nos fornece serviços directos bem como nos garante um sistema de suporte de vida. A melhor forma de a preservar é não esquecer que "Não herdámos a Terra dos nossos pais, apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos ...".

Sem comentários: