sexta-feira, 16 de março de 2007

Dia Mundial da Floresta

Árvore verde,
Meu pensamento
Em ti se perde.
Ver é dormir
Neste momento.

Que bom não ser
'Stando acordado !
Também em mim enverdecer
Em folhas dado !

Tremulamente
Sentir no corpo
Brisa na alma !
Não ser quem sente,
Mas tem a calma.

Árvore Verde (poesias inéditas), Fernando Pessoa


O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março.

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.



Carvalho-negral

As Florestas constituem um valioso recurso natural renovável gerador de múltiplos bens e serviços da maior relevância para o ambiente, para a economia e para a qualidade da vida dos cidadãos.

As suas funções ligadas ao recreio, lazer e turismo assumem importância crescente numa sociedade cada vez menos rural e mais urbana, em que os cidadãos vivem em espaços agressivos e artificiais.

As florestas constituem ainda, nomeadamente as mais antigas, um importante património cultural, pela sua história, pelo seu contributo para a paisagem, pelas árvores notáveis que aí se encontram, pelo património arqueológico que tradicionalmente lhes está associado, pela sua biodiversidade, pelo seu valor científico e pedagógico, pela sua toponímia e pelo património aí construído. Citam-se, a título de exemplo, a Serra de Sintra, a Mata da Arrábida, a Mata do Buçaco, o Gerês e a floresta Madeirense. As árvores e as florestas com a sua beleza, diversidade e simbologia são igualmente fonte fecunda e inesgotável de inspiração e criação artística para o homem. A procura de captar o "espírito da floresta" ou o "espírito da árvore" assumiu as mais diversas expressões culturais nomeadamente na prosa, na poesia, na música, na pintura, na escultura ou na arquitectura.

Assiste-se hoje nas sociedades mais desenvolvidas à valorização crescente das funções culturais, ambientais e recreativas das florestas.

As florestas actuais resultam de um longo processo evolutivo de milhões de anos - evolução genética e alterações climáticas - mas desde que o Homem surgiu há cerca de 1 milhão de anos foi ele o grande agente transformador da área e composição dos espaços florestais primitivos.

Além disso, as florestas constituem um dos principais reservatórios de carbono da biosfera, uma vez que ocupam uma proporção considerável da componente emersa da Terra, participando activamente nas trocas de carbono com a atmosfera através da fotossíntese (assimilação de CO2) e da respiração (devolução de CO2 à atmosfera) e proporcionando uma residência média do carbono assimilado superior à maioria dos restantes tipos de ocupação do solo.


1 comentário:

Marcelo disse...

Olá,
Gostaria de te convidar para conhecer o novo site da Acolhida na Colônia:
www.acolhida.com.br

Atenciosamente,
Marcelo

A Acolhida é uma associação de agricultores ecológicos de Santa Catarina, no Brasil. A Acolhida foi criada em 1998 e é integrada à rede francesa Accueil Paysan que atua desde 1987 com a proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.