segunda-feira, 5 de março de 2007

Hotspots de Biodiversidade

O termo Biodiversidade surgiu pela primeira vez, em 1988, por Edward O. Wilson. Foi apenas em 1992 que, na Convenção da Diversidade Biológica se define efectivamente o conceito de Diversidade Biológica.

É relativamente consensual que a diversidade biológica assume um papel crucial para a espécie humana. Aproximadamente 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos.

Reflectindo o número e variedade de organismos vivos resultantes da evolução da vida na Terra, a biodiversidade depende duma complexa relação entre factores, de que são exemplo a diversidade de povoamentos, as facetas múltiplas da intervenção humana, as condições edafo-climáticas e os diversos tipos de relevo.

Devido essencialmente a actividades humanas como a agricultura, a pesca, a indústria, os transportes e a urbanização de extensas partes do território, entre outras, mas tendo presente que a extinção de espécies também faz parte de um processo natural de evolução, observa-se que os ecossistemas e as espécies se encontram, a um nível global, cada vez mais ameaçadas, com a consequente diminuição, a taxas consideráveis, da biodiversidade.

Esta tendência terá muito provavelmente profundas implicações no desenvolvimento económico e social da comunidade humana mas, acima de tudo na própria sobrevivência do nosso planeta.

É urgente a conservação da biodiversidade, mas devemos dar prioridade a que locais? A resposta está nos hotspots

O conceito Hotspot foi criado, em 1988, por Norman Myers. A ideia era tentar identificar quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?

Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as acções de conservação seriam mais urgentes. Essas regiões foram designadas por Hotspots.

Hotspot corresponde a uma área prioritária para conservação, rica biodiversidade e ameaçada no mais alto grau.

É considerada Hotspot uma área que possua, pelo menos 1500 espécies de plantas vasculares (0,5% do total mundial) endémicas, e apresente, no mínimo, 70% de perda do seu habitat original.



Em 1988 Myers identificou 10 Hotspots mundiais. Entre 1996 e 1999 esse número aumentou para 25 áreas, que juntas cobriam (apenas) 1,4% da superfície terrestre e abrigavam mais de 60% de toda a diversidade animal e vegetal do planeta.

Desde Fevereiro de 2005, a lista passou a contar com 34 regiões, que incluem o habitat de 75% dos mamíferos, aves e anfíbios mais ameaçados do planeta. No entanto, somando a área de todos os Hotspots ficamos apenas com 2,3% da superfície terrestre, onde se encontram 50% das plantas e 42% dos vertebrados conhecidos.

Portugal, inserido na região Mediterrânea, é um dos poucos países que integram um hotspot de biodiversidade. Deste modo, o nosso país tem responsabilidades acrescidas na conservação da biodiversidade a nível mundial.

2 comentários:

Anónimo disse...

isso ficou muito interessante muito bom

Anónimo disse...

adorei a página, está muito bem organizado e estruturada, clara, simples e com boa informação
disponível na Internet que me permitiu entender e enriquecer muito mais a pesquisa que estou a realizar para um trabalho da escola sobre os hotspots de biodiversidade. tudo o que tenho a dizer é muito obrigado